sábado, 26 de fevereiro de 2011

Engodo

Teme que o amor seja como aquela mulher que toda manhã põe o gato na varanda e, para que ele tenha alimento fresco e saudável, esparrama migalhas de pão para atrair passarinhos.

4 comentários:

  1. POETA: FERNANDO PESSOA
    POEMA: FELICIDADE

    Posso ter defeitos, viver ansioso
    e ficar irritado algumas vezes mas
    não esqueço de que minha vida é a
    maior empresa do mundo, e posso
    evitar que ela vá à falência.

    Ser feliz é reconhecer que vale
    a pena viver apesar de todos os
    desafios, incompreensões e períodos
    de crise.

    Ser feliz é deixar de ser vítima dos
    problemas e se tornar um autor
    da própria história.

    É atravessar
    desertos fora de si, mas ser capaz de
    encontrar um oásis no recôndito da
    sua alma.

    É agradecer a Deus a cada manhã
    pelo milagre da vida.

    Ser feliz é não ter medo dos próprios
    sentimentos.

    É saber falar de si mesmo.

    É ter coragem para ouvir um "não".

    É ter segurança para receber uma
    crítica, mesmo que injusta.

    Pedras no caminho?

    Guardo todas, um dia vou construir
    um castelo…

    ResponderExcluir
  2. Patricia, receber um bom Pessoa em troca de um mambembe Drewnick é coisa de se celebrar, um ato de alta generosidade poética, principalmente num domingo. Chamou-me a atenção, talvez por ser um decassílabo perfeito, ou quem sabe pelo sentido mesmo, o verso "É ter coragem para ouvir um 'não'". Lembrei-me de um homem que, tendo ouvido de uma mulher que ela não lhe daria afeto, respondeu (ou deveria ter respondido: "Esqueça. Não preciso de afeto, me bastaria o amor." Reflexões em torno de um Pessoa, que era tantos, um melhor que os outros.

    ResponderExcluir
  3. ‎"Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos que já se acabaram. As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas possam ir embora.Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se. Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará. Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira.
    Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é. Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és...E lembra-te : Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão."

    (Fernando Pessoa)

    ResponderExcluir
  4. Percorre de novo o mapa,
    Mais do que nunca aturdido.
    Não sabe: venceu a etapa
    Ou foi por ela vencido?

    ResponderExcluir