domingo, 11 de março de 2012

Há um minuto...

... abri o micro e me pus a escrever para o blog. Nunca faço isso. Movido pelo que talvez seja uma insuportável presunção, a de me imaginar capaz de produzir algo com alguma qualidade, só passo para cá aquilo que antes rabisquei e depois corrigi com a Bic no papel. O rodapé de todos os textos do blog - Literatura - talvez seja o maior responsável por essa cautela, e hoje, passados dois anos desde a primeira inserção, bem sei que jamais deveria ter escolhido essa palavra como indicativa de algo que os leitores pudessem esperar de mim. No início eu me imaginava fazendo principalmente comentários (de leitor) sobre livros, para talvez ajudar alguém a avaliar (ou compartilhar) impressões. Mas logo me pus a ter o blog como mídia de escritos meus, pretensamente literários (ah, Deus, me perdoe), o que naturalmente transformou os leitores em vítimas. Esta nota é uma forma de pedir desculpas a todos pelo egocentrismo que passou a dominar o blog. A vida, também, contribuiu para me aturdir de repente com tantas surpresas que alguns leitores, não fosse o fato de minha foto abrir o blog, com todas as merecidas rugas, poderiam imaginar-se frequentando o diário de um adolescente apaixonado. Tudo que tenho escrito ultimamente, eu reconheço, é como se fosse escrito por quem fui há cinquenta anos ou mais. Sinto isso, vejo isso, prometo a mim mesmo não reincidir e, no entanto, dali a pouco aqui estou de volta, falando de rouxinóis e de cotovias. Deveria prometer-lhes que esta nota marca a volta ao que eu pretendia inicialmente. Não me sinto forte, ainda, para fazer essa promessa. Talvez eu consiga, além desses textos emocionalmente desregrados, ir incluindo alguns que não fujam tão descaradamente aos propósitos iniciais do blog. Assim espero. Mas é provável que por algum tempo, ainda, a nota lírica seja a predominante. Se for, desculpem-me - ou não leiam mais quem, estando nos últimos trechos de seu caminho, insiste em proceder como se o estivesse começando. Escrevi isto aqui direto, sem a participação de minha querida Bic, porque, se usasse o método usual, já teria encontrado outras tantas desculpas para o meu procedimento, e talvez até desistisse de postar estas explicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário