sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Um trecho de Georges Bataille

"Nem sequer por um instante imaginei, na violenta paixão que minha mãe me inspirava, que ela pudesse, mesmo no tempo do desvario, tornar-se minha amante. Que sentido teria tido esse amor se eu perdesse um mínimo que fosse do respeito sem limite que sentia - e que, na verdade, me desesperava? Aconteceu de eu desejar que ela me espancasse. Eu tinha horror desse desejo, ainda que ele se tornasse lancinante, algumas vezes; via nele minha trapaça, minha vileza! Jamais houve entre mim e ela nada de possível. Se minha mãe tivesse desejado, eu teria amado a dor que me fizesse sentir, mas não poderia humilhar-me diante dela: aviltar-me aos seus olhos teria sido respeitá-la? A fim de gozar essa adorável dor, precisaria, em troca, espancá-la também."

(Do livro Minha mãe, tradução de Maria Lucia Machado, publicado pela Editora Brasiliense.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário