quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

No jornal (Major Quedinho) - 50 - O subchefe

Estou quase dizendo que, em meus dezessete anos de revisão, o chefe Nélson Lima Neto nunca pediu férias. E minha maldade arranja logo uma justificativa: ele jamais nos deixaria um mês inteiro sob o comando de Ernesto Cerf, o sub, severo como um oficial prussiano. Em minha memória tendenciosa, Cerf também não tirava férias, talvez porque gostasse de nos azucrinar. Mas uma vez, pelo menos, ele as tirou. Posso dizer isso porque me recordo, agora, de um episódio do qual participou Joaquim Paschoa, que já apareceu em outras nota desta série. Ele substituiu Cerf por um mês e parece ter gostado muito. Soubemos dessa satisfação tempos depois, quando ele, passando pela mesa do chefe, que estava jantando, atendeu o telefone: "Aqui é Joaquim Pascoa." O interlocutor não deve ter entendido o nome, porque Paschoa repetiu: "Aqui é Joaquim Paschoa, subchefe do mês de julho." Estávamos em novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário