sábado, 18 de maio de 2013

Um poema de Juan Gelman

"ANCORADO EM PARIS

Do que sinto falta é do velho leão do jardim zoológico,
sempre tomávamos café no Bois de Boulogne,
contava-me suas aventuras na Rodésia do Sul
mas mentia, era evidente que nunca havia
         saído do Saara.

De qualquer maneira encantava-me sua elegância,
seu jeito de dar de ombros ante as
         mesquinharias da vida,
olhava os franceses pela janela do café
e dizia "os idiotas fazem filhos".

Os dois ou três caçadores ingleses que havia
         comido
provocavam-lhe más recordações e até melancolia,
"as coisas que se fazem para viver", refletia
olhando a juba no espelho do café.

Sim, sinto muito sua falta,
nunca pagava a despesa,
mas sugeria a gorjeta a ser dada
e os garçons saudavam-no com uma especial deferência.

Despedíamo-nos no começo do crepúsculo,
ele voltava para seu bureau, como o chamava,
não sem antes advertir-me com uma pata em meu
         ombro
"tem cuidado, meu filho, com a Paris noturna".

Sinto verdadeiramente sua falta,
seus olhos às vezes enchiam-se de deserto
mas sabia calar como um irmão
quando emocionado, emocionado,
eu lhe falava de Carlinhos Gardel."

(Do livro Poesia argentina 1940-1960, tradução de Bella Jozef, publicado pela Iluminuras.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário