domingo, 17 de novembro de 2013

Dois parágrafos de Elizabeth Bishop

"Na poesia, as palavras são o mais importante. Toda a concentração das ideias está nela. O que permanece é o poema, e não aquilo que o motivou. Uma mulher não se deveria deixar emocionar pelo poema que alguém fizesse para ela: a celebração do poema está sempre muito mais envolvida na maneira pela qual ele faz o poema do que na mulher que o inspirou, como pessoa."

                                                                    ******

"Escrever poesia é um way of life. Não se trata de prestar testemunho, mas de vivenciar. Não é a maneira pela qual se interpreta o mundo, mas o próprio processo de senti-lo. Quando você se põe em marcha, você evidentemente descobre coisas, mas isso é apenas parte do processo. Por isso a poesia pode, eventualmente, transmitir alguma experiência aos leitores, mas está longe de ser sua finalidade. Por isso também, a poesia não pode ter influência sobre o destino de um povo. Apesar de toda boa poesia refletir sempre uma certa atitude diante da história contemporânea, faltam-lhe elementos para que ela desempenhe um papel de propaganda."

((De uma entrevista a Regina Colônia em 1970, publicada pelo Jornal do Brasil, reproduzida no livro Conversas com Elizabeth Bishop, publicado pela Autêntica.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário