sábado, 30 de novembro de 2013

Um trecho de Katherine Mansfield

"Eu me lembro de que discuti, certa vez, com Lawrence e ele disse: 'Devemos jurar um solene pacto de amizade. A amizade é tão unificadora, tão séria quanto o casamento. Aceitamos um ao outro por toda a vida, enfrentando tudo - para sempre. Mas não basta dizer que faremos isso. Precisamos jurar.'
   Na ocasião eu estava sem paciência com ele. Achei aquilo uma coisa extravagante - um fanático. Mas quando a gente se lembra de como é o mundo entende perfeitamente por que L. (especialmente em se tratando de L.) é levado a fazer uma reivindicação desse tipo. De minha parte, acho que o orgulho é o que faz a amizade ficar difícil. Submeter-se, reverenciar o outro, não é fácil, mas deve ser feito se quisermos de fato compreender o modo de ser do outro. A amizade não é fusão. Não devemos, portanto, nos tornar uma sombra. Devemos, acima de tudo, continuar sendo uma substância."

(Do livro Diário & cartas, tradução de Julieta Cupertino, publicado pela Editora Revan.)

2 comentários:

  1. Uau , que texto maravilhoso. Já li Katherine Mansfield.Fiquei

    ResponderExcluir
  2. Ler Katherine Mansfield é uma grande ventura, Marysilvia. Uma das maiores.

    ResponderExcluir