sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Alô

Estou bem agora
não te preocupes

Insônia? Não tenho mais

Já consigo dormir
da meia-noite
ao meio-dia
e quando acordo
esparramo os sonhos no lençol
e te procuro neles
e neles encontro
como ontem encontrava
tuas palavras
teus gestos
tua teimosia
minha tristeza
minha alegria

Nos meus olhos
há sempre lágrimas
desde que me levanto
mas não te preocupes
eles são mesmo assim
escandalosos esses meus olhos

Viciaram-se em chorar
e não há mais
como livrá-los do vício

Choram em cima
da sopa de pacote
choram no miojo
choram na toalha
choram nos talheres
choram em minha boca
enquanto eu como
e são o abençoado sal
do meu almoço
(já vês que estou
me alimentando sim
não te preocupes)
e o doce alívio
de minha alma

Choram
quando pego os jornais
e por isso não os leio mais
(não quero chorar
por líbias irãs ucrânias e egitos
e não me importam mais
as declarações de guerra
e os tratados de paz

Choram
quando apanho livros
e por isso não os apanho mais
desculpem virginias
desculpem katherines
minha emily meu cisne adorado
mas já choro tanto
poupem-me de chorar mais

Quero livrar-me delas
das lágrimas
ah como gostaria
mas que psiquiatra
que sanatório
que manicômio
essas loucas aceitaria?

Choram quando abro a janela
choram para a rua e para o sol
e choram para a lua
e sobre o poema
que começo a escrever

Choram
choram
mas não te preocupes

Quando não aguento mais
deito-me no sofá
e durmo de novo
e às vezes
até emendo o sono
da tarde ao da noite
e me empenho
em esquecer-me de tudo
até de ti
embora os olhos
assim que acordo
insistam em dizer
que mais uma vez
não consegui
e embora também a razão (!)
pobre escrava do coração
me venha sempre advertir
que posso esquecer-me de tudo
mas jamais poderei
esquecer-me de ti

São essas as notícias desta sexta

Ah talvez gostes de saber
que neste instante
estou esparramando
os sonhos de ontem
em cima do sofá
para ouvir de novo
o que me dizias
enquanto eu dormia
e te agradecer
pela tristeza
que neles deixaste
e pela alegria

Estou bem
sim
não te preocupes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário