quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Um poema de Cesar Vallejo

"Encontrei uma menina
na rua, e ela me abraçou.
Desconhecida, falante, quem a encontrou e a encontre
não se vai lembrar dela.

Esta menina é minha prima. Hoje, ao tocar-lhe
a cintura, minhas mãos penetraram na sua idade,
como num par de mal rebocados sepulcros.
E pela mesma desolação partiu
                   delta ao sol tenebroso,
                   trino entre nós dois.

                   'Me casei',
me disse. Como o que fizemos em meninos
na casa da tia defunta.
                   Casou.
                   Casou.

Tardios anos latitudinais,
que intensas ganas sentimos
de brincar de touros, de casal,
mas tudo de faz de conta, de candura, como antes."

(De Poesia completa, tradução de Thiago de Mello, publicado pela Philobiblion.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário