terça-feira, 25 de outubro de 2016

Memórias de um secretário do amor

Servi à causa do Amor e dele
fui tão empenhadamente sectário
que me tornei seu secretário

Não me invejem vocês jovens
que hoje mercadejam com o Diabo
para também ao Amor devotar-se

Não hesitem tenham coragem
É só apresentar-se a ele curvar-se
e jurar-lhe eterna vassalagem

Já daqueles que pretendam
um posto na secretaria
o Amor exige alguma poesia

Quantas cartas para ele eu fiz
ah quantos pingos nos is
para lia maria marília e beatriz

Foram mil vezes mil
ou mil vezes mil mais mil
no tempo em que eu o servi

Ele me chamava e me pedia
que exaltasse com todos os ês
berenice teresa helena irene e marinês

Eu mentia mentiras colossais
mas o Amor insatisfeito exigia
mente mais poeta mente mais

Com a barriga enfunando a camiseta
e o passarinho escapando pela cueca
ele insistia: mente mais mente tudo poeta.

Chamei domitilas de luas
e helenices de estrelas
sem vê-las nem conhecê-las

Jovens que querem apresentar-se
e ao Amor nesse jogo sujo aliar-se
apressem-se: já menti muito não mentirei jamais


Nenhum comentário:

Postar um comentário