Não diga que igual a 2020
não haverá ano algum
antes de conhecer 2021.
A poesia resolveu abandoná-lo quando ele, pelo lamentável aspecto físico e pela decadência mental, já fazia lembrar aqueles pombos moribundos rejeitados pelos outros como se representassem uma vergonha para todos.
Faço uma liquidação de estoque.
https://rubem.wordpress.com/2020/12/27/pontas-de-estoque-raul-drewnick-2/
Acredito que, quando são chamadas para entrar num poema, as palavras sintam um alvoroço especial, esperando ser reveladas em sua plenitude. Cabe ao poeta não decepcioná-las.
Entre Shakespeare e mim
Existe uma diferença
Que seria até pequena,
Não fosse tão grande assim.
Aos vinte anos, punha toda sua esperança de sucesso na literatura. Aos oitenta, atribui a ela a culpa pelo seu fracasso.
Que Deus, se me perdoar os pecados e me achar digno de algum prêmio, conserve este resto de energia que me mantém quase vivo e, se quiser tomar-me algo em troca, me despoje desta senectude, ainda que alguns atribuam a ela minha presumida sabedoria.
A História se repete em forma de farsa. Quem sacudia o mundo eram os godos, os visigodos e os ostrogodos. Agora são os perdigotos.
Eu gostaria de ser aquele maluco que se gaba de ter uma tarde apanhado um filhote de arco-íris e brincado com ele até devolvê-lo à chuva. Ou então o outro que jura ter conversado com Mario Quintana na manhã em que o poeta lhe apareceu no quintal da casa e começou a cantar na ameixeira.
Desde que se transformou em poeta social, não olha mais para o alto: o céu, o sol, a lua - e até Deus - não passam agora, para ele, de itens de uma poesia ultrapassada.
Toda vez que o orgulho sugerir que nos apresentemos como escritores, lembremos que Shakespeare foi exatamente isso.
Alguém, um desses críticos que aparecem até num velório, disse que parecia faltar compenetração ao morto.
Digam o que disserem os modernistas, os leitores ainda desconfiam dos poemas em que não há pelo menos um pouco de tristeza.
Quando, por imposição do tempo, começou a empenar, o majestoso poema concretista passou a ser chamado de Torre de Pisa.
A literatura é sempre uma ocorrência que chama a atenção numa biografia, mesmo que no final das contas seja só mais um entre os projetos que nunca passaram disso na história do biografado.
Dizer palavras era a traquinagem favorita da condessa. Ela criava teatrinhos em que, atuando ao mesmo tempo como ofensora e ofendida, xingava e se xingava com uma satisfação que a fazia parecer uma molecona de treze anos. Se Deus resolvesse censurá-la, ela talvez não dissesse nada, mas no mínimo Lhe mostraria a língua.
É uma pomba presunçosa. Não se mistura às outras, não voa com elas. Descende daquelas celebérrimas protagonistas do soneto de Raimundo Correia.
Esboços de crônicas.
https://rubem.wordpress.com/2020/12/13/o-falso-pombo-raul-drewnick/
Quis ser único, mas fui igual a todos aqueles que se declararam amantes da poesia e não souberam expressá-la senão sob a mais primitiva das formas: a da admiração embevecida. Jamais tive o talento e o prazer de representá-la.
Faz três dias que a gata morreu, mas o gato vadio continua vindo, toda noite. Fica miando no quintal, chamando. Depois, miando mais forte, põe-se a arranhar a porta da sala. Hoje a mulher, exasperada, abre a porta e joga nele um jarro de água. Habituado ao tempo em que era recebido com afeto e uma tigelinha de ração, ele vai se afastando desolado como só um gato rejeitado pode estar. Já longe da casa, dá um miado tristíssimo, que arrepiaria a lua, se a lua se importasse com ninharias.
O poeta lastima-se: o mundo é cruel. Não há o que possa consolá-lo. Está há dois dias sem conseguir escrever. Merece um jovem de dezoito anos incompletos sofrer tanto?
Se você acredita que um pedaço de papel e uma canetinha podem fazer coisas prodigiosas, talvez você seja um sonhador, ou um poeta - possivelmente os dois.
Talvez tivesse dado certo, se eu aceitasse a poesia como ela era, sem querer adorná-la com meus pechisbeques de camelô e minhas sedas de mascate.
Sabendo que Shakespeare é inatingível, dê pelo menos meia dúzia de passos diários no caminho que ele percorreu. Conte bem. Mais de meia dúzia é presunção.
Nas embalagens de provérbios deveria constar, com destaque, uma informação sobre o teor de verossimilhança ou de veracidade.
De um homem equilibrado, forjado pelos bons exemplos e pelas normas da autoajuda, podem esperar-se grandes coisas - dificilmente algo relacionado com a arte poética.
Nos últimos tempos, chegaram a me chamar de poeta. Incrível como algumas pessoas se deixam enganar por palavras, se quem as diz ostenta, por astúcia ou por acaso, aparência de honestidade.
Quando chegar sua hora de morrer, tenha compostura. Não chore, não suplique, não implore. Use a fantasia, se ainda a tiver, e pense que sua fama chegou ao Céu, ou ao Inferno, e que Deus, ou o Diabo, está ansioso para lhe apertar a mão e lhe pedir um autógrafo.
O maior sonho do chato deslumbrado com celebridades é conseguir uma foto autografada de Deus.
A retórica espera seu momento.A poesia está próxima do final e ela guarda seu ouro para esparramá-lo nos últimos versos. Que ninguém venha a achar a literatura uma coisa fácil
Tenho um tique
certo modo
meio que um jeito
de fazer isso
que vocês chamam de poesia.
Falta-me alguma coisa
um detalhe
uma insignificância
que não seria nada
se não fosse talvez
o único detalhe com importância
a única coisa fundamental.
Concluída sua obra monumental, Deus pensou em redigir um documento e deixar registrados, ponto a ponto, os detalhes de sua criação. Chegou a tentar, duas ou três vezes, mas uma voz interior O aconselhou a desistir. Era o primeiro pressentimento de que no futuro haveria gramáticos e críticos literários.
Deve-se considerar que, quando fez tudo quanto fez, Deus não tinha noção dos rumos que a arte tomaria. Por isso, certamente, é que não lhe ocorreu a ideia de pôr uma colossal garrafa de Coca-Cola girando em torno do sol.
O chato é generoso por natureza. Não nos chama só de cretino ou idiota, se pode chamar-nos de cretino, de idiota e de imbecil.
Acorde passarinho
o dia já brilha
o sol já se levantou
acorde logo passarinho
senão você vai
chegar tarde para o haicai.
Sim, continuo escrevendo,
se escrever é fazer
essas coisas que eu faço
e que vocês se perguntam
como ele faz para fazer
tudo isso parecer
cada vez pior do que parecia
em qualquer outra versão,
em qualquer outro dia?
De que me adiantaria falar inglês? Diante de Scarlett Johansson, o máximo que eu conseguiria fazer seria ficar mudo.
Conhecer-se a si mesmo era o tipo de coisa que só poderia interessar a um grego velho que não tivesse mais nada para fazer.
Tenho me esmerado tanto em minhas lamúrias que receio estar me transformando naquilo que Inês Pedrosa chamou um dia de profissional da tristeza.
Sempre tive esta vocação de clown. Por uma dúzia de aplausos, ou até meia, posso mostrar-lhes minha alma peladinha como a puta mais rampeira da praça da Liberdade.
Começar a levar-se a sério costuma ser o primeiro passo que alguém dá no rumo do humorismo.
Há poetas nos quais é possível desde a juventude ver, pela precisão com que dividem a vida em sílabas cantantes, que merecerão ser as estátuas que um dia haverão de ser.
Se bem que nada, nem nos seus áureos anos de juventude, justifique essa esperança, ele crê ainda que a vida e a poesia sejam capazes de lhe oferecer algo prodigioso, um acontecimento mais notável que simplesmente continuar respirando (mal como sempre) e escrevendo (pior do que nunca).
Em matéria de chatice, ainda não surgiu neste século nada mais acachapantemente representativo do que o sertanejo universitário.