terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Um soneto de Camões

"Quem vê, Senhora, claro e manifesto
O lindo ser de vosos olhos belos,
Se não perder a vista só em vê-los,
Já não paga o que deve a vosso gesto.

Este me parecia preço honesto;
Mas eu, por de vantagem merecê-los,
Dei mais a vida e alma por querê-los,
Donde já me não fica mais de resto.

Assim que a vida e alma e esperança,
E tudo quanto tenho, tudo é vosso;
E o proveito disso eu só o levo.*

Porque é tamanha bem-aventurança
O dar-vos quanto tenho e quanto posso,
Que quanto mais vos pago, mais vos devo."

(*) Presumo que a esse verso falte uma palavra, porque, como está, ele não é um decassílabo perfeito. Não disponho de outra edição. Se algum dos leitores tiver alguma informação sobre isso, queira, por favor, dá-la.

(De Obra completa, Companhia Aguilar Editora.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário