sexta-feira, 21 de junho de 2013
Como se vendem os infantojuvenis
O mercado do livro infantojuvenil hoje praticamente se resume às vendas diretas das editoras aos colégios. As grandes quantidades comercializadas permitem descontos expressivos, e grandes sucessos, com milhares de exemplares vendidos (alguns chegam ao milhão), não chegam a passar pelas estantes das livrarias. A estas não interessa reservar espaço para manter um pequeno volume de exemplares desses livros. Assim, os protagonistas da venda de infantojuvenis são os divulgadores das editoras e os diretores e professores dos colégios. Às livrarias só chegam, como sempre, os best-sellers, tipo Harry Potter, e as séries de vampiros. Outra característica do mercado é o fato, cada vez mais comum, de visitas de autores de infantojuvenis serem oferecidas como brinde a colégios que tenham adotado o catálogo de didáticos da editora. Os autores de ficção vão se tornando auxiliares da divulgação de livros de geografia, matemática, português...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário