domingo, 13 de outubro de 2013
Javier Marías
Outro escritor para a lista dos enfadonhos. Sei que vai parecer uma heresia, tantos são os elogios que há tempos vêm sendo feitos a ele: Javier Marías. Abandonei seu romance Os enamoramentos na página 50. Seu modo de narrar, ao menos nesse livro, é superempacado: rodeios, volteios, circunlóquios, cenas que não evoluem, descrições inúteis para a sequência da trama. Os diálogos não avançam, detalhes enfadonhos levam a outros, igualmente enfadonhos. Enfim, o descrever pelo descrever (processo conhecido entre os estudantes do meu tempo como "encher linguiça"). Penso que compará-lo a Enrique Vila-Matas é um monumental equívoco. Em tempo: Kazuo Ishiguro é também desse time dos travados (sempre ressalvando que opino como leitor, nada além disso).
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário